-
Arquitetos: Studio Carlito e Renata Pascucci
- Área: 220 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Monica Antunes
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da Mata da Azul está localizada em um condomínio no litoral norte de São Paulo, na praia de Maresias – São Sebastião. O Studio Carlito e Renata Pasccucci assumiu a reforma, mantendo a personalidade existente. Sua arquitetura original, com estrutura de eucalipto roliço e paredes de alvenaria, foi totalmente preservada.
Uma casa com estrutura de madeira, embora limite algumas modificações, encanta pela beleza da materia prima que, neste caso, se espalha por todo o projeto. Acreditamos em uma arquitetura híbrida, que mescla elementos naturais e uma linha mais contemporânea. Sendo assim, nossa colaboração foi no sentido de tornar o desenho da casa mais atemporal, pois ela era muito rústica.
Como pontos prioritários na reforma, atualizamos os ambientes e seus acabamentos, ampliamos a integração da arquitetura com a natureza e criamos uma nova área de lazer externa, não coberta, formada por lounge e piscina. Logo na entrada, a pequena varanda foi integrada à sala e a cozinha. Retiramos a sala de tv do térreo, transferindo esse ambiente para um mezanino acima no Living.
A escada original, toda de toras de eucalipto e muito pesada visualmente, foi retirada, e optamos por fazer uma escada em concreto armado aparente com guarda corpo em vidro, trazendo para esse elemento mais leveza e sensualidade.
O desenho dos quartos foi totalmente modificado (aproveitamos apenas o assoalho de madeira). Um deles ganhou uma varanda com ampla vista para a Mata Atlântica.
Uma vez concluída a etapa inicial da reforma, em que utilizamos uma base neutra toda cinza para pisos, tampos e paredes, demos início à decoração laboratorial. Investimos pesado no contraste de cores. Dos ladrilhos às paredes, passando pelo mobiliário, quadros e tapeçaria. A nossa seleção foi meticulosa e ousada, apresentando um hibrído de opções. Iniciamos pelo acabamento, depois passamos para os móveis maiores e peças de apoio. Só no final, escolhemos as obras de arte e acessórios. Há uma variedade enorme de artistas brasileiros. Tem o grafite do Highraff, arte da Lady Guedes, quadro do Gustavo Rosa, quadro da Erlete Hojak, e até quadros do nosso projeto em parelelo, O Ateliê Caixote.
Somos responsáveis também pelas seleção das plantas, e admitimos que a exuberância do jardim foi essencial para o resultado final e também pela variedade de pássaros, beija flores e borboletas que ele atrai. É de levantar qualquer astral.